A força de fixação da porca hidráulica se baseia no princípio de Pascal, onde a força de aperto é o resultado da pressão hidráulica aplicada, multiplicada pela área da câmara.

 

Mas o que isso significa? A seguir, entenda como é o funcionamento da porca hidráulica:

Como podemos ver na imagem abaixo, basicamente a porca é composta de 3 elementos principais, o corpo da porca, gaxeta de alta pressão e anel de aperto.

Ao conectarmos e bombearmos uma bomba de graxa ela preenche a câmara e começa a empurrar a gaxeta, por sua vez a  gaxeta empurra o anel para fora devido os aspectos construtivos da gaxeta. Quanto maior for a pressão maior é o poder de vedação dela:

As porcas Infasul são projetadas para trabalhar com 300 bar de pressão e a força de aperto pode ser obtida pela seguinte equação:

Força de aperto = Área do canal X Pressão

A área do canal da porca pode ser calculada da seguinte maneira:

Área = ((PI X Rm²)-(PI X Rp²))

Isso proporciona:

– Montagem e desmontagem mais fácil, devido a porca possuir um mecanismo para alivio da pressão, que faz com que a porca se solte com facilidade assim que a pressão interna cai.

– Menos intervenções manuais e menor risco de acidentes devido ao fato de não se utilizar força física para fixar e soltar a porca.

– Facilidade na fixação que pode ser feita através de uma bomba de graxa manual, elétrica ou pneumática.

– Montagem precisa ao rosquear a porca no eixo até que ela encoste no ferramental, apertar o parafuso de alívio de pressão e bombear graxa até que a pressão atinja o valor adequado.

– Fácil manutenção devido aos únicos componentes que sofrem desgaste serem facilmente encontrados e a montagem da porca ser bem simples.

Para que se possa obter o máximo da vida útil da sua porca hidráulica é preciso seguir as seguintes práticas:

 

– Utilizar sempre componentes originais na manutenção da porca.

– Realizar regularmente testes de estanqueidade e observar vazamentos.

– Não exceder a pressão de trabalho da porca.

– Evitar quedas e choques.

– Utilizar ferramentas adequadas para a montagem e manutenção da porca.